Este Projeto faz parte da criação de um blog para a Disciplina Informática na Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro de 2015-2.
Autores do Projeto:
- Andressa Vitorio
- Jose Cristiano Lima de Oliveira
- Liliane Feliciano
- Naide Ribeiro
Justificativa
"Se é na escola que a avaliação adquire materialidade, é na vida cotidiana de professores, estudantes e suas famílias que ela deposita seus desdobramentos." (Salto para o futuro, 2011), pensando nessa perspectiva, da escola produtora de matéria-prima para os aprendizados, trabalharemos com a produção de Histórias em quadrinhos, porém não trata-se de quaisquer histórias, são narrativas reais vividas e vivenciadas por estes alunos, no sentido de trazer não só o trabalho com a realidade, mas também, pensando nesta interpretação como o trabalho com a criticidade desta realidade
“História em Quadrinhos é a forma de expressão artística que tenta representar um movimento através do registro de imagens estáticas. Assim, é História em Quadrinhos toda produção humana, ao longo de toda sua História, que tenha tentado narrar um evento através do registro de imagens, não importando se esta tentativa foi feita numa parede de caverna há milhares de anos, numa tapeçaria, ou mesmo numa única tela pintada" (Guimarães, 1997)
Assim utilizaremos esta criação aprendida de forma natural como facilitador do processo ensino-aprendizagem, previsto pelo Parâmetro Curricular Nacional que incentiva a utilização em sala de aula de outras linguagens.
Tendo isto em vista o trabalho com os quadrinhos garante experiências que trabalham com elementos essenciais da linguagem escrita (narração, pontuação, onomatopeias, vocabulários), linguagem oral (ênfase em sons, onomatopeias, costumes orais) e linguagem imagética (expressões faciais, tipos de balões de diálogos, pensamentos, legendas).
Fazendo com que o aluno construa seus aprendizados desde o início de suas produções, já que para isso é necessário que entenda o que se quer falar, como falar e para quem falar.
As Histórias em Quadrinhos serão utilizadas como ferramentas de construção para o trabalho pedagógico, onde trabalharemos as habilidades de leitura e de compreensão de textos, além de incentivar as criações literárias e ainda ensinar a alfabetização visual e midiática, contribuindo com os elementos constitutivos deste gênero textual.
Mais informações pesquise nas referências bibliográficas abaixo:
- FANTIN, Monica. Alfabetização Midiática na escola. VII Seminário "Mídia, Educação e Leitura". 16º Campinas, 2007.
- GUIMARÃES, Edgard. O aprendizado da Linguagem da História em Quadrinhos. Instituto Tecnológico de Aeronáutica em CALAZANS, Flávio (org.) – As Histórias em Quadrinhos no Brasil – Teoria e Prática – Unesp – São Paulo – 1997.
- Historia em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Salto para o futuro – Ano XXI Boletim 01 Abril 2011, Série Historia em Quadrinhos disponível em: http://www.moodlelivre.com.br/images/stories/pdf_ppt_Doc/181213historiaemquadrinhos.pdf
Em minha formação as HQs não foram exploradas como instrumento pedagógico.
ResponderExcluirElas eram vistas simplesmente como um desvio do processo educativo, aquilo que me tirava a atenção do aprendizado. Lamentável, porque meus deveres de casa e em sala, poderiam ter sido muito mais interessantes e as histórias mais produtivas, por tornar-me mais critica, reflexiva, com um horizonte de saberes mais amplo.
Em minha formação as HQs não foram exploradas como instrumento pedagógico.
ResponderExcluirElas eram vistas simplesmente como um desvio do processo educativo, aquilo que me tirava a atenção do aprendizado. Lamentável, porque meus deveres de casa e em sala, poderiam ter sido muito mais interessantes e as histórias mais produtivas, por tornar-me mais critica, reflexiva, com um horizonte de saberes mais amplo.