Ética nos quadrinhos

Ainda que não seja o objetivo central deste trabalho, deveremos abordar a temática transversal Ética. Nos fundamentos da palavra de origem grega (ethos) que significa a propriedade do caráter, ou traduzida como costumes (GOLDIM, 1997) e tem relação com a moral e a conduta humana, pois de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais " a ética é um eterno pensar, refletir, construir...", portanto a escola tem um papel socializador do sujeito que queremos formar "...a escola deve educar seus alunos para que possam tomar parte nessa construção, serem livres, autônomos para pensarem e julgarem" ( BRASIL, 1997), portanto consideramos relevante a abordagem deste tema "ética" prevista pelos PCN's, já que o aluno visualizará cenas vividas por outros e por ele mesmo, assim sendo, levaremos o aluno a pensar sobre sua conduta diante a dos outros a partir de alguns princípios. Pensaremos de que forma não iremos expor os personagens da vida real, já que não vale esgotar a discussão do tema Ética.

Leia mais em:
-GOLDIM, José Roberto, Ética, http:www.ufrgs.br/bioética/ética.htm
-Parâmetros Curriculares Nacionais de Ética, Brasília: MEC/SEF, 1997, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro082.pdf

3 comentários:

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  2. Pessoal, muito legal o trabalho de vocês. Gostaria de saber se no olhar de vocês o uso da "ironia", um caracteristica marcante da linguagem dos HQ, pode por vezes ser entendida com um desvio ao formal,

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  3. Pensaremos na utilização desta figura de linguagem como algo a ser discutido como e no conteúdo. O que não, necessariamente, define o tipo de linguagem que irá ser utilizada. Deixaremos que a criação do educando não seja moldada e definida pelas necessidades da linguagem formal, o que acaba restringindo o processo de criação e surgimento de novas ideias.

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