A História dos Quadrinhos
A História dos Quadrinhos, Como Tudo Começou
Conhecida como a arte em quadrinhos, tornou-se apreciada desde o seu surgimento na Alemanha no final do século XIX. Aqui no Brasil seu representante foi, Manuel de Araujo Porto-Alegre.
Em 1937 ele produzia os quadrinhos e os vendia de forma avulsa, o sucesso foi tamanho que se aventurou em criar uma revista cujo nome era, Humor Político. No período de 1940 à 1945 foram criadas aproximadamente 400 super heróis, tornou-se entretenimento de parte do consumo da massa.
As histórias em quadrinhos tem o poder eficiente de propagar e difundir ideias, ela traz uma diversificação na produção escrita contribuindo para aprendizagem do aluno dentro e fora da sala de aula, desde que utilizada adequadamente.
Os quadrinhos no contexto educacional auxilia os alunos aproximando-os de situações reais, que podem ser explicadas e consolidadas através do hábito de leitura e compreensão de ideias, além de possibilitar ao educador trabalhar conteúdos corriculares em projetos interdisciplinares por conta de sua grande aceitação pelos educandos, influenciando os mesmos nas linguagens e na formação dos saberes.

Pode-se desenvolver um mesmo tema de várias maneiras, com abordagens diversas, explorando os balões de diálogos. Podemos pensar em, política social, religião, discriminação racial, jogos, inclusão, vícios, entre tantos outras, essas são possibilidades de problematizar situações cotidianas dos alunos. Desse modo ocorre a vantagem do estimulo à imaginação do leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário